O Pós-disco descreve uma seqüência na história da música pop
mundial, principalmente o que se cultuou chamar de “dance music” e vai do final
do ano de 1979 a 1988.
De maneira imprecisa e com datas não exatas, tudo tem
início numa reação sem precedentes contra a música disco nos Estados Unidos,
levando a agitação civil e um motim em Chicago conhecido como Disco Demolition Night
em 12 de julho de 1979 e culmina com o aparecimento do movimento house music já no final da década de oitenta.
Mas existiu um hiato, e esse período que vamos retratar
aqui.
Com a Disco Music e seu movimento que efervesceu da
metade da década de setenta em diante praticamente morrendo, foi exibido um
caráter cada vez mais eletrônico que logo serviu como um trampolim para o new
wave, hip-hop, euro disco, e foi sucedido por clubes de música underground que
acaba representando um resultado de uma continuação indireta.
Esse movimento underground de música pós disco, "enxuta"
e com "sons radicalmente diferentes" teve lugar na Costa Leste dos
EUA e logo se espalhou pelas pistas de dança do mundo. Aparecia como uma música
que "não era nem disco e nem R & B". Esta cena conhecida como pós-disco
migrou desde Nova York e sua área metropolitana foi inicialmente liderada por artistas
contemporâneos urbanos, parcialmente, em resposta ao excesso de comercialização
e queda artística da cultura disco.
Desenvolvido a partir do rhythm and blues e aperfeiçoado
pelo Parliament-Funkadelic, o lado eletrônico de disco, também conhecido como técnicas
de música dub, e outros gêneros, foram tipificados pelo novo estilo chamado de “New
York City Sound” e grupos musicais como "D" Train, Rick James e
outros, que desenvolveram a música a partir de uma abordagem mais urbana,
enquanto outros buscaram uma temática mais experimental.
A chamada Pós-disco era, assim como a música disco, manteve
os solteiros nas pistas e criou uma cultura totalmente noturna, sem espalhar um
estilo de moda ou algo do gênero e a música se adaptou ao mercado, controlada principalmente
por empresas de discos independentes que geraram um gráfico cross-over de sucesso
durante todo o início a meados dos anos oitenta. O maior controle criativo estava
nas mãos de produtores de discos e DJs dos clubes de New York que trataram de
expandir essa tendência mundo afora.
O Pós-disco foi um estilo musical que sobreviveu à era dance-pop.
Preparei uma seqüência com cuidado, respeitando as datas
e as mais tocadas nas pistas.
Reparem nas mudanças dos arranjos, na introdução dos
andamentos eletrônicos que deram início a uma nova era que perdura até os dias
de hoje.
Bom programa
Tuninho
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